A Coreia do Norte exibiu uma variedade de mísseis balísticos intercontinentais durante um desfile realizado para marcar o 70º aniversário da fundação de seu exército, incluindo um míssil de classe ICBM conhecido como Hwasong-15, o qual o país fez um lançamento de teste em novembro passado.
O desfile ocorreu na Praça Kim Il Sung em Pyongyang na manhã de quinta-feira (8). A rede de televisão estatal norte-coreana transmitiu imagens do evento à noite.
No primeiro desfile militar do país desde abril passado, o líder Kim Jong-un fez um discurso enfatizando uma postura agressiva contra os Estados Unidos.
Ele disse que o Norte deve defender de forma vigorosa seu país contra qualquer ameaça das forças estrangeiras.
O desfile exibiu vários mísseis balísticos, como o Pukguksong-2, uma versão remodelada com base em terra de um míssil balístico lançado de submarino.
Outros foram o míssil de alcance intermediário Hwasong-12, que Pyongyang afirma ter a capacidade de alcançar o Havaí e o Alaska, assim como o Hwasong-14 de grau ICBM.
E o novo míssil Hwasong-15 fez sua estreia em um desfile militar, transportado por um lançador móvel de 18 rodas. Segundo Pyongyang, esse míssil balístico de dois estágios é capaz de atingir qualquer lugar nos Estados Unidos.
Fonte e imagem: NHK