A rede de lojas de conveniência Lawson Inc está considerando o uso de IA- inteligência artificial ao tomar decisões sobre aberturas de novas lojas, informaram representantes da empresa no domingo (18).
A Lawson visa melhorar a capacidade das lojas para atender necessidades particulares em cada região ao usar IA na coleta e análise de dados de área de mercado, incluindo padrões de distribuição domiciliar e volumes de tráfego, para prever a lucratividade de novas lojas.
Se concretizada, essa será a primeira tal tentativa no setor de negócio varejista japonês, de acordo com os representantes.
Testes foram iniciados no final do ano passado, quando a empresa abriu novas lojas da Lawson Store 100 que vendem alimentos frescos enquanto ela planeja expandir a introdução de IA a outras filiais, incluindo a Lawson convencional e outlets da Natural Lawson.
O uso de IA para análise de dados no setor varejista, dentre outras coisas, se tornou uma tendência global para avaliar as preferências do consumidor e comportamento de compra.
A Lawson opera cerca de 13 mil lojas no Japão, seguindo a líder da indústria Seven-Eleven Japan com mais de 20 mil e a FamilyMart com cerca de 17 mil.
Fonte: Japan Today, Kyodo Imagem: Bank Image