A Premium Friday é um projeto do METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão iniciado em fevereiro do ano passado para diminuir as longas jornadas de trabalho e elevar o consumo ao incitar o fim do dia de trabalho às 15h na última sexta-feira do mês. Passou-se um ano desde o início da campanha.
Contudo, as circunstâncias atuais mostram que a fixação do sistema é muito baixa. Segundo pesquisa do METI, apenas 11.2% das pessoas saíram de seus postos de trabalho mais cedo na média mensal.
Em comparação com a altíssima taxa de reconhecimento de aproximadamente 90%, a de participação empresarial não foi satisfatória. Dentre as empresas que promoveram o consumo junto à Premium Friday, apenas 22% obtiveram resultados nas vendas.
Por causa disso, o conselho responsável analisa trocar o dia da campanha de acordo com a situação do ambiente de trabalho, entre outras medidas como continuar com sistemas voltados para penetração da campanha com exemplos de empresas que obtiveram aumento na produção e flexibilizar a gestão.
Entretanto, mesmo com a ampliação da campanha, ainda há dúvidas sobre a relação com o aumento da renda descartável.
O METI mostra intenção de continuar com a Premium Friday em 2018, mas ainda há vários problemas a serem resolvidos.
Fonte: NHK News e Nikkei Shimbun