A Mitsubishi Heavy Industries e a JAXA- Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial anunciaram que vão adiar o lançamento do foguete H2A equipado com novo satélite para coleta de informações do governo, que ocorreria no domingo (25), para o dia seguinte, na segunda-feira.
Segundo os responsáveis, a causa foi a previsão de raios por causa da frente fria que passará pelos céus no domingo. O foguete agora será lançado por volta das 13h do dia 26.
Esse satélite de reconhecimento estará em órbita a centenas de quilômetros de altitude, e coletará informações relacionadas à segurança do Japão.
Até o momento atual, 6 satélites para coleta de informações estão em operação e conseguem fotografar a superfície terrestre mais de 1 vez por dia.
O governo explica que a finalidade do satélite será entender intenções de instalações de lançamento de mísseis da Coreia do Norte, identificar danos causados por desastres naturais, e coletar outros dados. As autoridades pretendem aumentar o número de satélites e manter um sistema de 10 unidades.
Fonte: NHK News e Nikkei Shimbun