Uma equipe japonesa de pesquisa descobriu uma nova espécie de anêmona-do-mar que parece um tempurá de camarão quando a criatura mostra seus tentáculos de dentro da esponja marinha onde ela vive.
A nova espécie foi chamada de Tempuractis rinkai, ou tempura isoginchaku (anêmona) em japonês, disseram um estudante de doutorado da Universidade de Tóquio e outros membros da equipe.
Os membros também descobriram que muitas minúsculas anêmonas estavam vivendo dentro de esponjas homoscleroforidas que eles coletaram em uma costa rochosa perto da Unidade Biológica Marinha de Misaki da universidade, na província de Kanagawa.
Por causa de seu minúsculo tamanho – de 3 a 4 milímetros de comprimento por espécie adulta – e outras características corporais distintivas, assim como sua ecologia simbiótica peculiar com as esponjas, os pesquisadores concluíram que as anêmonas são uma nova espécie atribuída à família Edwardsiidae, disseram eles em um artigo publicado pelo jornal japonês Zoological Science.
As esponjas também foram coletadas na Ilha de Sado (Niigata) e ao largo da costa de Toba (Mie), e todas continham as anêmonas recém-descobertas.
Fonte e imagem: Yomiuri, Jiji