A rede de café Starbucks pediu desculpas após dois homens negros terem sido presos enquanto esperavam por um amigo dentro de uma de suas lojas na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Um vídeo amador mostra a polícia algemando os dois homens, que foram acusados de invasão por funcionários da loja.
As imagens foram amplamente compartilhadas desde o dia em que foram publicadas no Twitter e levaram a acusações de perfil racial.
Kevin Johnson, chefe-executivo da rede, disse que foi “duro de ver” o vídeo e que não são características da missão e valores da nossa Starbucks”.
No incidente, que ocorreu na noite do dia 12 de abril, os dois homens foram abordados pela gerente da loja e convidados a sair após eles terem usado o banheiro sem consumir nada no estabelecimento, disse a polícia.
Em resposta, os homens disseram ao funcionário que estavam esperando um amigo e se recusaram a sair.
O comissário de polícia Richard Ross disse que seus oficiais estavam certos em realizar a prisão após funcionários dizerem que os dois homens estavam causando perturbação, além de invadir a loja.
Veja o vídeo filmado por uma cliente:
@Starbucks The police were called because these men hadn’t ordered anything. They were waiting for a friend to show up, who did as they were taken out in handcuffs for doing nothing. All the other white ppl are wondering why it’s never happened to us when we do the same thing. pic.twitter.com/0U4Pzs55Ci
— Melissa DePino (@missydepino) April 12, 2018
Em uma declaração divulgada no sábado (14), Johnson demonstrou “nossas mais profundas desculpas” aos dois homens envolvidos no incidente e disse que a Starbucks fará “o que for para deixar as coisas certas”.
“O vídeo filmado por um cliente é muito duro de ver e as ações contidas nele não são características da missão e valores da nossa Strabucks”, disse Johnson.
Ele frisou que a ligação para o departamento de polícia da Filadélfia não deveria ter sido feita com “base” nos eventos que ocorreram antes.
Contudo, as imagens do incidente, que foram visualizadas cerca de nove milhões de vezes até agora, geraram críticas e chamadas para um boicote da rede Starbucks.
No domingo (15) pessoas se reuniram em frente à loja para protestar.
A empresa planeja agora avaliar suas práticas com a finalidade de “prevenir que um incidente do tipo aconteça novamente”, disse Johnson.
Fonte: BBC Imagem: Bank Image