O presidente dos EUA Donald Trump disse que a zona desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês) entre as Coreias do Norte e do Sul, onde fica a pequena vila de Panmunjom, seria um excelente local para sua planejada reunião com o líder Kim Jong-un, mas que Singapura também estava sob consideração.
Trump quer realizar a reunião até o final de maio ou início de junho.
Alguns oficiais argumentaram que realizar a reunião na DMZ entre as duas Coreias daria a aparência indesejada de Trump viajando para Kim ao invés dos dois se encontrarem em um local neutro.
Contudo, oficiais também debateram o quão longe Kim seria capaz de viajar.
Encorajando as perspectivas para a reunião de Trump e Kim foi um anúncio norte-coreano no domingo (29) dizendo que fecharia seu principal centro de testes nucleares no mês de maio.
Entretanto, muitos oficiais dos EUA têm dúvidas de que Kim realmente concordará em desistir de armas nucleares após trabalhar tanto tempo para desenvolvê-las.
Trump disse que a decisão norte-coreana de fechar o centro, juntamente com a suspensão de testes nucleares e de mísseis balísticos, foram sinais de esperança.
Mas ele frisou que a Coreia do Norte tinha que “se livrar das armas nucleares” para que esforços de paz tenham sucesso.
Trump, que não fez comentários sobre se falou diretamente com o líder norte-coreano, chamou Kim de “muito aberto e franco até o momento”.
“Sim, acho que a reunião vai acontecer”, disse Trump. Eles querem muito isso. Nós certamente gostaríamos de ver… Eu direi isso: Se não for um sucesso… Eu vou sair com todo o respeito. É muito simples”.
Fonte: Agência Reuters Imagem: Banco de imagens