Lava vertendo no Green Lake em 2 de junho (Wikimedia/United States Geological Survey)
O vapor saiu do maior lago de água doce do Havaí enquanto o fluxo de lava evaporava suas plácidas águas dentro de poucas horas, fazendo com que isso se tornasse a mais recente perda desencadeada pelo vulcão Kilauea.
Publicidade
Uma coluna de vapor apareceu pela primeira vez por volta das 10h de sábado (2) enquanto a lava vertia no Green Lake em Kapoho, mas até as 15h um sobrevoo do Departamento de Incêndio do Condado do Havaí confirmou ao Serviço Geológico dos EUA que o lago havia sido preenchido com lava e que não havia mais água.
O Green Lake – um local popular para nadar – já chegou a ter 60 metros de profundidade, de acordo com a afiliada da CNN, a KHNL/KGMB.
Faz mais de um mês que a lava iniciou seu caminho lento e destrutivo após o Kilauea ter entrado em erupção. Cerca de 19 mil quilômetros quadrados foram cobertos pela lava.
Residentes também tiveram que lutar contra gases venenosos liberados pela lava, que podem incluir a laze – ácido clorídrico e partículas de vidro vulcânico.
O Green Lake não é a única parte do Havaí transformada pela recente atividade vulcânica. A Baía de Kapoho, famosa por suas poças de maré, foi completamente coberta pela lava na terça-feira (5).
Fonte: CNN
Imagem: Wikimedia