O câncer foi a maior causa de mortes entre japoneses em 2016, seguido por doença cardíaca e pneumonia, de acordo com um relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
Desde 1947, quando os dados começaram a ser mantidos regularmente, o câncer teve um índice de morte que aumentou continuamente – calculado nas estatísticas como o número de mortes a cada 100 mil pessoas – e desde 1981 continuou sendo a maior causa de morte. Em 2016, 372.986 pessoas no Japão morreram em consequência do câncer, contando por 28.5% de todas as mortes naquele ano.
Um a cada dois japoneses vai desenvolver câncer, diz o relatório, mas uma melhora drástica na cirurgia médica, assim como uma maior precisão na detecção precoce e tratamento aumentou o índice de sobrevivência de pacientes com câncer.
O envelhecimento da população japonesa também é um fator por trás do aumento no número de mortes em decorrência da pneumonia, que é agora a terceira causa de morte mais comum.
A pneumonia aspirativa em particular está em alta entre os idosos, que se trata de comida entrando por engano na traqueia e gerando bactérias nos pulmões que causa inflamação.
Enquanto isso, casos de tuberculose, que já foi uma das maiores causas de morte no Japão, foram reduzidos drasticamente no período pós-guerra através de vacinação e melhorias na nutrição.
Fonte: Nippon Imagem: Banco de imagens