A mídia dos EUA divulgou que o presidente Donald Trump aprovou tarifas pesadas adicionais sobre dezenas de bilhões de dólares em produtos importados da China.
Veículos de comunicação, incluindo o Wall Street Journal, disseram que Trump deu o sinal verde na quinta-feira (14). Segundo os jornais, oficiais do comércio anunciarão quais produtos estão sujeitos às tarifas nesta sexta-feira (15).
A administração de Trump lançou um plano inicial em abril para tarifar 25% sobre uma ampla variedade de produtos chineses e disse que a medida era em resposta à violação da China de direitos de propriedade dos EUA.
Desde então, os dois países vêm negociando a questão.
A mídia dos EUA disse que não está claro quando as tarifas entrarão em vigor, mas que cerca de US$ 50 bilhões de produtos serão afetados.
Os EUA já impuseram tarifas pesadas sobre produtos de aço e alumínio originários da China, citando preocupações de segurança nacional.
É provável que as novas tarifas agravem a contínua série de negócios entre as duas maiores economias do mundo.
O principal diplomata do governo chinês, o conselheiro de estado Wang Yi, disse que o país estava preparado para responder se Trump fosse em frente com as tarifas.
Fonte e imagem: NHK, USA Today