A Tei-ko Kadobashi, ponte que atravessa a entrada do Porto Tei, no distrito de Yasu, cidade de Konan (Kochi) tem atraído muitos visitantes com câmeras e smartphones nas mãos.
Após o som de uma travessia de trem soar, os visitantes têm o que eles vieram ver.
Ao invés da aproximação de um trem, ele veem a pista pavimentada de 12 metros de extensão da ponte se movendo vagarosamente para cima. Cerca de seis minutos depois, a ponte fica na vertical, 32 metros em direção ao céu.
Com as linhas centrais da pista, a ponte lembra uma mesa de tênis gigante se esticando verticalmente do chão.
“É uma vista poderosa e surpreendente”, disse Genta Seki, de 20 anos, estudante de uma escola vocacional de Fujimi (Saitama), que estava viajando de moto pelas regiões de Chugoku e Shikoku com seu amigo.
A Tei-ko Kadobashi foi construída em 2002 para permitir aos barcos pesqueiros entrarem e saírem do porto logo pela manhã.
A ponte transversal foi destaque em um comercial de tevê para uma fabricante de automóveis. Já o porto foi usado como local para o filme Kencho Omotenashi-ka (A Divisão de Hospitalidade do Governo Provincial), cuja história segue os esforços de um jovem funcionário do governo da província de Kochi.
Através de tal exposição, a área se tornou um local popular para turistas.
“A ponte é agora o símbolo turístico para Konan”, disse Taku Sawada, de 42 anos, que trabalha na divisão de comércio, indústria e pesca do governo municipal.
A pontes está disponível para veículos e pedestres por um total de sete horas por dia: das 6h30 às 8h, das 9h às 10h, das 11h ao meio-dia, das 13h às 14h30, das 15h às 16h e das 17h às 18h.
A pista da ponte se eleva a um ângulo máximo de 70 graus das 18h às 6h30.
Três membros da equipe do clube que controla a Tei-ko Kadobashi, que moram nas proximidades, operam a ponte em revezamento em nome do governo municipal.
Eles monitoram carros e pedestres através de painéis de vidro da cabine para garantir que eles atravessem a ponte móvel com segurança.
Quatro câmeras de monitoramento estão sendo instaladas na cabine de operação.
Veja um vídeo da ponte:
Fonte e imagem: Asahi