Reconhecida há pouco tempo, a meteoropatia é o nome atribuído a um conjunto de sintomas e várias reações no corpo devido às mudanças climáticas. Muitas vezes as pessoas acham que estão afetadas por outra doença, quando na verdade é essa a ser apresentada.
Os fatores climáticos que afetam o corpo incluem pressão do ar, temperatura, umidade, raios UV, vento, trovão, chuva e o efeito da ionização.
Fatores esses que criam mecanismos no corpo, com um conjunto de sintomas chamado de meteoropatia, podem afetar as pessoas de meia-idade como em qualquer faixa etária, de bebês a pessoas mais velhas.
Sintomas da meteoropatia
Os sintomas geralmente ocorrem com a mudança do clima. Os físicos são enxaquecas, dores de cabeça, tontura, náusea, desmaios, dores no local das lesões antigas, dores reumáticas e dores musculares. Também podem sentir elevação da pressão arterial, batimentos cardíacos irregulares, taquicardia e desconforto no peito. Assim como provoca uma maior incidência de ataques de asma.
Alguns dos sintomas mentais são fadiga, ansiedade, condições depressivas, irritabilidade, alterações de humor, apatia, letargia, diminuição da concentração, coordenação e raciocínio e distúrbios do sono.
Como reduzir os sintomas da meteoropatia
Siga regularmente a previsão do tempo se estiver sofrendo de meteoropatia para se preparar para as alterações climáticas e para aliviar ou evitar os sintomas que ocorrem. Desde as vésperas das variações de temperatura pode experimentar os sintomas.
Uma medida simples é regular a temperatura do ar-condicionado. O ar frio demais pode ser maléfico. Basta aumentar um pouco a temperatura.
Pode tomar chá como o de camomila para se acalmar, mas o ideal é transpirar. Para acabar de vez com ela, veja a seguir o que fazer.
Xô meteoropatia
O exercício regular como uma simples caminhada e frequente, na natureza, é o melhor remédio para a meteoropatia. Aqui também podem ser incluídos ioga e alongamento. O melhor de tudo é que eles são totalmente gratuitos.
Assim, a pessoa transpira e isso ajuda a regular o sistema nervoso autônomo. Por que?
O SNA controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. É ele também o principal responsável pelo controle automático do corpo diante das mudanças de ambiente e climáticas.
Sabendo disso, que tal calçar um bom par de tênis e sair para caminhar? Trinta minutos por dia vão fazer uma enorme diferença.
Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam tomar conhecimento da meteoropatia.
Fontes: NHK e Healt Tips
Fotos: MaxPixel, FreeStock, Pixnio e Pixabay