Turistas estrangeiros que não forem vacinados contra certas doenças infecciosas poderão ter entrada negada em Singapura, caso mudanças propostas ao Decreto de Doenças Infecciosas se transformem em lei.
A proposta é destinada a “gerenciar melhor o risco de importação de doenças infecciosas graves à Singapura”, disse o Ministério da Saúde em 26 de junho.
Atualmente, solicita-se às pessoas em viagem a Singapura tomem a vacina contra a febre amarela se vierem de países de risco. Contudo, os visitantes que não foram imunizados poderão entrar em Singapura com a condição de que tomem a vacina no país, e podem ser colocados em isolamento ou sob vigilância.
Poderes arbitrários
Sob as mudanças propostas, as autoridades terão “poderes arbitrários” para enviar de volta aos países de onde vieram os viajantes estrangeiros não imunizados, sem primeiro ter oferecido a vacinação, isolamento ou vigilância”.
“Isso está em linha com a prática internacional”, disse o ministério em uma nota de imprensa.
“Esse critério será exercido ponderadamente, em cenários onde é impraticável disponibilizar vacinação, isolamento ou vigilância”, frisou.
“Viajantes que desembarcarem em Singapura indispostos não serão recusados, e continuarão a receber atenção médica se necessário”.
A proposta está entre as várias mudanças que o ministério da saúde está buscando feedback público.
Grande destino global de comércio e viagem
O ministério observou que doenças infecciosas como gripe aviária, ebola e síndrome respiratória do oriente médio (MERS) são graves ameaças públicas de saúde globalmente.
“Como um grande destino global de comércio e viagem, é indispensável mantermos vigilância às ameaças de saúde pública e proteger a comunidade de Singapura contra novas e emergentes doenças infecciosas, tanto localmente como do exterior”, disse o ministério.
Uma outra revisão proposta ao decreto de doenças infecciosas permitiria ao ministério deter a saída de Singapura de pessoas que violassem o isolamento ou outras restrições de movimento.
Fonte: Channel NewsAsia Imagem: Banco de imagens