Caminhões ‘que dirigem sozinhos’ passam em teste

Governo quer ter a tecnologia pronta para uso comercial antes de 2022.

Os caminhões autônomos usaram sensores e tecnologia wireless para seguir o líder (NHK)

Empregadores japoneses se queixam com frequência sobre a falta de mão de obra nacional. Alguns poderão ficar animados após verem um experimento de sucesso de caminhões autônomos realizado perto de Tóquio.

Publicidade

Em testes, dois caminhões foram colocados em um comboio liderado por um veículo conduzido por um motorista. Os caminhões autônomos usaram sensores e tecnologia wireless para seguir o líder.

Pessoas estavam sentadas nos bancos dos motoristas somente no caso de algum problema ocorrer.

Contudo, elas não foram necessárias. Os caminhões mantiveram um espaço de 10 metros durante todo o tempo enquanto mudavam de faixas e faziam as curvas.

Quando o veículo líder acionou os freios os outros reagiram incisivamente.

Especialistas preveem que a tecnologia autônoma será vital para indústrias japonesas visto que a população envelhece e a força de trabalho encolhe.

O governo quer conduzir testes de caminhões que dirigem sozinhos em rodovias públicas no próximo mês de janeiro e ter a tecnologia pronta para uso comercial antes de 2022.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Indenização para dona da cachorra por erro médico

Publicado em 29 de junho de 2018, em Sociedade

A dona de uma cachorra da raça Akita entrou com pedido de indenização na justiça e ganhou a causa: 588 mil ienes.

Cachorra Akita era como filha do casal e morreu com 8 anos, por erro médico (Asahi)

A dona de uma cachorra da raça Akita, inconformada com a morte, reivindicou uma indenização de 1,8 milhão de ienes, no Tribunal de Fukuoka.

Publicidade

O juiz bateu o martelo para o pagamento de 588 mil ienes para a dona, de 63 anos, nesta sexta-feira (29). O argumento foi “se tivesse sido realizado o exame de sangue e feito o diagnóstico da doença a morte poderia ser evitada”.

A cachorra tinha 8 anos quando foi levada para um hospital veterinário da cidade de Fukuoka (província homônima), em 14 de maio de 2014. Ficou em tratamento até 18 de julho. Inconformada, a dona da cachorra mudou de hospital. Em 29 daquele mês, a cachorra morreu.

O juiz entendeu que o médico veterinário tinha o dever de fazer outros exames, pois a cachorra estava com peritonite devido à doença no útero.   

Como a dona da cachorra teve abalo psicológico o juiz ordenou o pagamento de indenização no valor de 400 mil, mais 150 mil pelo tratamento veterinário e das despesas funerais de 38 mil ienes.

“Como nós (o casal) não temos filhos, ela era o centro da família. A compensação pela perda dela é baixa, mas estou feliz por ter sido reconhecida a responsabilidade do médico veterinário”, declarou.

Fonte e foto: Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!