A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) iniciaram no sábado (30) novas verificações de segurança para substâncias em pó nas bagagens de mão de passageiros que embarcam em voos com destino aos EUA.
Sob as novas regulamentações introduzidas a pedido do governo dos EUA, passageiros não poderão transportar mais de 350 mililitros de substâncias em pó na bagagem de mão para dentro da cabine.
Itens sujeitos às novas regulamentações
Itens sujeitos às novas regulamentações incluem açúcar, sal, farinha e cosméticos. Passageiros podem viajar com esses itens se colocados na bagagem despachada.
Fórmula para bebê, medicamentos e cremes serão permitidos se forem considerados seguros, de acordo com a as companhias aéreas.
Certos tipos de pó podem ser usados para produzir dispositivos explosivos improvisados.
Seis aeroportos japoneses – New Chitose, Haneda, Narita, Chubu, Kansai e Fukuoka – têm voos que partem para os EUA e chegam de lá.
Passageiros selecionados de forma aleatória
De acordo com representantes de aeroportos, o controle para substância em pó é conduzido perto dos portões de embarque na bagagem de mão de passageiros selecionados aleatoriamente que já passaram pelos portões de segurança.
A recente medida segue uma outra verificação de segurança de aeroporto solicitada pelos EUA e introduzida em julho para detectar possíveis explosivos em dispositivos eletrônicos, como laptop e tablets.
Fonte: Japan Today, Kyodo Imagem: Banco de imagens