O Rio Tsubo, EM Seki (Gifu), transbordou e 9 casas ficaram inundadas por volta das 2h deste domingo (8), sem vítimas.
O índice pluviométrico em Gujo passou de 1.000mm até esta manhã. Em várias outras cidades foram registradas chuvas históricas. Com isso aumentam os riscos de deslizamento, transbordamento dos rios, enchentes e inundações.
As autoridades municipais emitiram alerta de evacuação para 66.373 domicílios, no total de 173.012 pessoas.
Alerta de risco de deslizamentos
Foi emitido alerta de risco de deslizamentos em 19 cidades/vilas: Gifu, Ogaki, Yamagata, Kakamigahara, Tarui, Ibigawa, Ikeda, Nakatsugawa, Ena, Seki, Mino, Minokamo, Kani, Gujo, Tomika, Hichiso, Yaotsu, Mitake e Gero.
Para os residentes de Gifu a recomendação é evitar passar pelas encostas e locais de risco. Por favor, fique atento aos avisos dados pela cidade ou bairro para garantir sua segurança.
Às 14h10 a AMJ cancelou o alerta especial para a chuva torrencial na província. Mas manteve os alertas para os cuidados com deslizamentos e inundações. Algumas cidades ainda poderão receber chuva intensa, como em Toki, Kaizu, Yoro, Sekigahara, Mizunami e Sakahogi. E há previsão de trovoadas.
Acidente fatal
Os bombeiros que patrulhavam a área encontraram uma minivan caída em um canal nas proximidades de Uenosu Onsen, Kanosuke, na cidade de Seki (Gifu), por volta das 11h deste domingo (8).
O carro estava submerso e um homem idoso foi encontrado dentro do carro. A morte foi confirmada no local.
Bombeiros estimam que ele pode ter caído acidentalmente por causa da enchente do rio que inundou a área.
Fontes: Asahi, AMJ, CBC e Tokai TV
Fotos: CBC TV e Asahi