Foram definidos em reunião nesta quinta-feira (12) a data de início, o percurso e a final do rali da tocha olímpica em 2020.
Participaram da reunião decisiva o comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tokyo 2020, representantes do governo de cada província e do governo.
Ficou definido que o rali tem início em 26 de março de 2020, pela província de Fukushima, tendo em vista a reconstrução do Grande Terremoto ao Leste do Japão e da recuperação do consequente acidente da central nuclear.
A tocha percorrerá províncias da região Tohoku, Hokkaido, passará por Hokuriku e parte de Kansai. Depois seguirá por Chugoku, Kyushu e Okinawa. Retorna por Kyushu e Shikoku, parte de Kansai e Tokai, Nagano até chegar em Fukushima. Na segunda etapa parte de Tóquio e percorre as demais províncias de Kanto e Shizuoka.
Finaliza entre 10 a 24 de julho, antes da realização do maior evento esportivo do mundo, a ser realizado em Tóquio. Serão 121 dias de corrida, com detalhes a serem definidos posteriormente.
A rota específica do revezamento da tocha deverá ser decidida até o final do ano, com projetos desenhados por cada uma das províncias. Depois serão submetidos ao Comitê Olímpico Internacional-IOC para a aprovação final. A intenção é divulgar antes do verão do próximo ano.
Fonte: NHK
Imagem e Foto: NHK/Wikimedia