Em todo o Japão, pelo menos 11 pessoas morreram no sábado (21) com suspeita de insolação, enquanto a onda de calor continua cobrindo o país.
No domingo (22), por volta das 7h30, os termômetros já registravam temperaturas de 32ºC na central de Tóquio e a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta para altas temperaturas em grande parte do arquipélago.
Desde as 11h, 601 dos pontos de observação da AMJ haviam registrado temperaturas de 30ºC ou acima. Leituras que ultrapassaram os 35ºC foram registradas em 57 locais, incluindo a cidade de Tottori (província homônima), Maebashi (Gunma) e Kameyama (Mie).
O Departamento de Bombeiros de Tóquio disse no domingo que 3.091 ambulâncias foram despachadas na capital no dia anterior, o maior número para um único dia desde 1936, quando o departamento iniciou as operações médicas de emergência.
Os envios de ambulâncias vêm aumentando em Tóquio desde 17 de julho devido a solicitações para o transporte de pessoas, que passaram mal por causa do calor, para hospitais, disse o departamento.
Quase todas das 11 vítimas eram idosos, incluindo dois casais de aproximadamente 70 anos que foram encontrados mortos em suas casas em Tóquio e Osaka.
Dentre as chamadas feitas para serviços de emergência no sábado foram aquelas relatando que estudantes do ginásio e do colegial passaram mal enquanto praticavam esportes nas províncias de Shizuoka e Ibaraki.
Fonte: Kyodo Imagem: Banco de imagens