Centenas de pessoas no sul de Laos estão desaparecidas um dia após uma represa hidrelétrica em construção ter se rompido. Várias podem ter morrido enquanto rápidas inundações arrastavam casas, divulgou a mídia da terça-feira (24).
Mais de 6.600 pessoas estão desabrigadas, divulgou a Laos News Agency. A agência exibiu imagens de residentes locais passando por águas turvas carregando seus pertences. Outros se locomoviam a bordo de barcos de madeira dilapidados ou estavam de pé sobre telhados de casas parcialmente submersas.
Hundreds of people reported missing after hydroelectric dam collapses in Laos. https://t.co/7e5mubU5J3 pic.twitter.com/wKfHzSrYQ5
— ABC News (@ABC) July 24, 2018
Autoridades levaram barcos para evacuar pessoas do distrito de San Said da província de Attapeu, onde a represa hidrelétrica Xepian-Xe Nam Noy está localizada, enquanto os níveis de água aumentam após o rompimento, divulgou a ABC Laos.
A empresa sul-coreana que tem uma participação no projeto disse que parte de uma pequena represa de fornecimento foi levada pelas águas e que a companhia estava cooperando com o governo de Laos para ajudar residentes locais.
O projeto de um bilhão de dólares era para construir duas represas com cinco outras auxiliares usadas para armazenar água, além do que é mantida pelas duas principais.
A represa se rompeu às 20h de segunda-feira (horário local), liberando cinco bilhões de metros cúbicos de água e centenas pessoas estão desaparecidas, após várias casas terem sido arrastadas, divulgou a Laos News Agency. Muitas morreram.
“Bateria da Ásia”
Um dos países mais pobres e secretos da Ásia, Laos não tem costa marítima, mas visa se tornar a “bateria da Ásia” ao vender energia a países vizinhos através de uma série de represas hidrelétricas.
A represa que se rompeu iniciaria as operações comerciais até 2019 e exportaria 90% de sua energia para a Tailândia. Os 10% restantes seriam vendidos para a rede local.
Fonte: Agência Reuters