O Ministério da Defesa do Japão retirou unidades de interceptores das regiões norte e oeste do país em meio a um abrandamento das tensões com a Coreia do Norte. A retirada foi feita na segunda-feira (30).
O ministério enviou unidades de interceptores PAC3 a quatro províncias no oeste do Japão após a Coreia do Norte ter dito em agosto passado que lançaria mísseis balísticos na direção das águas ao largo da costa do território de Guam, que pertence aos EUA.
Em setembro, o ministério enviou uma unidade adicional PAC3 à cidade de Hakodate (Hokkaido) após mísseis lançados pelo Norte terem sobrevoado o sul da província.
Representantes do ministério disseram à NHK que são poucas as probabilidades da Coreia do Norte lançar mísseis balísticos após ela ter realizado a cúpula com os EUA no mês de junho.
Contudo, os representantes também disseram que o ministério manterá sua ordem para destruir quaisquer mísseis em aproximação. Salientaram que o ministério estará pronto para reenviar rapidamente unidades PAC3 se a situação mudar.
O ministério manterá uma unidade PAC3 em seu complexo na central em Tóquio.
No fim de junho deste ano, o ministério retirou do Mar do Japão destróieres da Força Marítima de Autodefesa equipados com o avançado sistema de radar Aegis.
Fonte e imagem: NHK