De acordo com informações da FDMA-Agência da Gestão de Fogos e Desastres ligada ao Ministério dos Assuntos Gerais, em 3 meses o país registrou número recorde de socorridos com insolação.
De 30 de abril a 5 de agosto foram socorridas 71.266 pessoas por causa dos sintomas provocados pelo calor. Dentre os pacientes 138 pessoas morreram em decorrência desse problema.
O maior número até então tinha sido no ano de 2013, com 58.729 socorridos com insolação, no período de 1.º de junho a 30 de setembro.
Somente na semana anterior foram levadas para o hospital 13.575 com sintomas de insolação ou hipertermia. E 13 delas não resistiram.
De todos os socorridos quase a metade tem idade superior a 65 anos. E desses, cerca de 40% apresentaram o quadro de insolação dentro de casa.
A onda de calor desde o mês passado fez o país registrar temperaturas de 41ºC em Kumagaya (Saitama), em 23 de julho, como em Gero (Gifu), na segunda-feira (5).
Os dias quentes deverão continuar, por isso, a agência pede à população que ligue o ar- condicionado e se hidrate frequentemente tomando água.
Fontes: ANN e Chunichi
Foto: Chunichi