O grupo japonês de recursos humanos Recruit Holdings lançou um programa interno que usa IA- Inteligência Artificial para detectar trabalhadores em risco de deixar a empresa, então os supervisores podem intervir antecipadamente.
As empresas do grupo implementaram o novo programa a caráter experimental. Um sistema de computador armazena dados atuais dos funcionários, incluindo avaliações personalidade, horas de trabalho e levantamento de performance. O sistema então faz a comparação com dados de funcionários que deixaram seus empregos no passado.
O sistema identifica as pessoas que muito provavelmente podem desistir de seus empregos dentro de seis meses.
Os gerentes então sentarão com os funcionários para ouvir suas queixas e preocupações. A IA vai monitorar as causas primárias para abandono precoce, como variações drásticas em avaliações de desempenho e horas de trabalho.
A Recruit Sumai, uma afiliada que publica revistas de casa e jardim, introduziu o sistema que usa avaliações de personalidade para determinar os departamentos onde novos contratados vão trabalhar, e quem irá os treinar.
Antecipa-se que a tecnologia de recursos humanos deste tipo crescerá em demanda enquanto as empresas japonesas adotam reformas em locais de trabalho. O Instituto de Pesquisa Nomura prevê um mercado de 172.2 bilhões de ienes ($1.55 bilhão) para a tecnologia em 2024, alta de 50% em 2017.
Fonte: Nikkei Imagem: Banco de imagens