O Japão e os Estados Unidos testaram com sucesso o sistema de defesa antimíssil Aegis, ao largo da costa do Havaí na terça-feira (11), divulgaram oficiais militares dos EUA em uma declaração.
O teste do sistema Aegis, fabricado pelo Lockheed Martin Corp.,“ oferece confiança na futura capacidade para o Japão vencer o desenvolvimento de ameaças na região”, disse o tenente-general Sam Greaves, diretor da Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA).
No ano passado o Japão decidiu expandir suas capacidades de defesa de mísseis balísticos com o sistema Aegis produzido pelos EUA em resposta ao que o país oriental diz ser uma crescente ameaça de mísseis norte-coreanos.
Tóquio está atenta às promessas norte-coreanas de abandonar suas armas nucleares e programas de mísseis balísticos e considera Pyongyang sua mais grave ameaça, enquanto o presidente Donald Trump prometeu progresso na desnuclearização. Trump também instigou o Japão a adquirir mais equipamento militar e outros artigos.
“Estamos comprometidos em auxiliar o governo do Japão a atualizar suas capacidades nacionais de defesa de mísseis contra ameaças emergentes”, disse Greaves.
O Japão também disse que seus sistemas de defesa de mísseis são somente para autodefesa e não representam uma ameaça à Rússia, que demonstrou preocupação em relação aos esforços para estabilizar um sistema de defesa de mísseis dos EUA na região.
Na quarta-feira, a Rússia fez uma dramática oferta para encerrar formalmente as hostilidades da 2ª Guerra Mundial entre ela e o Japão, uma proposta assombrada por uma disputa de décadas por uma cadeia de ilhas no Oceano Pacífico.
No teste realizado na terça-feira, um simples, isolado míssil balístico lançado da Pacific Missile Range Facility em Barking Sands, em Kauai, foi interceptado acima do Pacífico por um míssil 3 padrão aprimorado, disse a MDA.
Fonte: Reuters, Asahi Imagem: Banco de imagens