A Nissan Motor começará a produzir um sedan de luxo elétrico até o final de 2020, de acordo com fontes.
A fabricante japonesa do carro elétrico Leaf planeja desenvolver o novo modelo com base em um sedan existente vendido no exterior sob a marca Infiniti. No Japão, a nova versão elétrica será comercializada sob a marca Nissan.
A fabricante abriu novos caminhos com o compacto elétrico Leaf em 2010, continuando a vender mais de 350.000 unidades em todo o mundo. A medida da empresa para expandir sua linha de elétricos para o segmento de luxo marca um passo significante na mudança global que se afasta dos carros movidos a gasolina.
O novo modelo será produzido na fábrica da Nissan na província de Tochigi. A empresa planeja gastar várias centenas de milhões de dólares na planta para produção de carro elétrico, com a meta de introduzir o modelo em 2021.
Atualmente o Leaf é produzido nos EUA e Reino Unido, assim como a na planta de Oppama da Nissan ao sul de Tóquio.
As prioridades atuais para o novo modelo são baterias e outras tecnologias para aumentar a quilometragem.
Esforços iniciais para desenvolver carros elétricos tiveram foco nos compactos, enquanto as montadoras trabalhavam para superar problemas de desempenho. Progresso na tecnologia de motor e bateria está tornando os modelos maiores mais viáveis.
A estratégia da Nissan é posicionar o Leaf como um carro elétrico acessível, enquanto confina o mercado de gama alta com o novo modelo.
Fonte: Nikkei Imagem: Nikkei, Banco de imagens