Anualmente é realizado o World Sushi Cup no Japão. A associação que promove o evento tem exigências rigorosas como experiência comprovada de mais de 5 anos, entre outras habilidades para o edomae sushi.
São chefs de sushi do mundo todo que participam dessa importante competição, realizada em Tóquio. Antes da final, são pré-selecionados os 20 melhores. Dentre eles, houve destaque para presenças femininas. Uma taiwanesa representando a Austrália, além de uma italiana e uma brasileira.
Sandra Mari Saito reside em Aichi, residente há 24 anos. Estudou na All Japan Sushi Academy em Nagoia e ficou em quarto lugar. É a segunda vez que participou do concurso.
Os campeões
Com o rigor do tempo, os chefs mostraram que dominam a técnica e também a arte. Mas também precisam mostrar que lidam bem com a higiene, pois lidam com peixes crus, e também devem mostrar criatividade preservando o estilo Edo.
O campeão foi o malaio Tai Koon Siang, o qual trabalha em Singapura. Em segundo lugar, obteve o troféu Wagner Spadacio, um francês que trabalha no seu país.
Voltou para casa com o troféu de terceiro lugar o brasileiro Valter José dos Santos, o qual trabalha no Akira Cozinha Japonesa.
Outros 3 brasileiros premiados
Danilo Prado, do Gion Culinária Japonesa, voltou com um diploma de prêmio especial oferecido pela Indústria Química Hasegawa.
Outro que voltou para casa com o diploma do Oisemairi Honpo foi Leonardo Feliz Pacheco Gonçalves, representante do Tomihama Sushi.
Um nikkei, representante do The International Culinary Institute of Japan, Mitio Shimada recebeu prêmio especial da empresa Kinjirushi Bussan.
O World Sushi Cup 2018 foi realizado em 23 e 24 de agosto, no Tokyo Big Sight, durante a Feira Internacional de Frutos do Mar do Japão.
Fonte e fotos: divulgação