A AMJ- Agência de Meteorologia do Japão alerta para forte ventania e ondas altas mesmo se o tufão Kong-rey, agora classificado como uma extrema tempestade tropical, mudar para um sistema de baixa pressão.
A forte tempestade, segundo a AMJ, estava se deslocando na direção nordeste sobre o Mar do Japão na noite de sábado (6) a uma velocidade de 55Km/h.
A AMJ informou que ela levará ventos extremamente fortes para o norte do Japão, assim como para a região Hokuriku ao longo do domingo (7).
A tempestade deixou rastros no sudoeste do Japão. Várias pessoas ficaram feridas e uma morreu. Um homem de aproximadamente 60 anos perdeu sua vida após ser esmagado por um pedaço de tronco que caiu.
As operações dos trens-bala Kagayaki e Hakutaka, que fazem rotas entre as cidades de Nagano (província homônima) e Kanazawa (Ishikawa), haviam sido suspensas.
Empresas aéreas cancelaram mais de100 voos domésticos.
A AMJ disse que a tempestade provavelmente se tornaria um sistema de baixa pressão antes do nascer do sol de domingo. Contudo, a agência ainda alerta para ventania com força de tufão.
Fonte e imagem: NHK