Em maio deste ano o dono de um restaurante especializado em tonkatsu – carne de porco empanada e frita – localizado em Nara postou no Twitter ‘sempre gratuito para quem precisa’. E explicou “quando estiver com fome ou quando quer fazer o seu filho comer de encher a barriga, por estar passando por um momento difícil, venha me contar baixinho. Me permita te servir discretamente para que se sirva e fique bem satisfeito”.
“O mundo é de ajuda mútua. O valor da refeição pode ser pago depois. Como também pode ser esquecido”, continuou a frase.
O post viralizou. Teve mais de 17 mil compartilhamentos. Os comentários diziam “isso é de aquecer o coração”, “fiquei emocionada” ou “chorei de emoção”.
O restaurante já era muito procurado, diariamente com fila, na cidade de Nara (província homônima) por causa do famoso tonkatsu.
Para quem precisa o gerente e proprietário oferece uma bandeja com arroz, sopa de missô, legumes, porções generosas de repolho e lombo de porco empanado, o tonkatsu, especialidade da casa. Essa bandeja que custa ¥1.580 no menu é servida gratuitamente. Em 5 meses já alimentou 100 pessoas que o procuraram.
“O nosso trabalho é ver o cliente satisfeito com um sorriso, depois de alimentado. A coisa que mais me deixa feliz é ver a alegria de quem se serviu no restaurante gratuitamente”, explica.
Gancho para a iniciativa
Em fevereiro deste ano Hokuriku amargou nevasca. Nessa ocasião ele criou uma promoção de 50% de desconto para quem é dessa região. “Vieram 260 pessoas e deixaram mensagens comoventes no caderno”, relembra. Foi o gancho para essa iniciativa, a de ajudar quem precisa. Conta que antes de ter seu estabelecimento o dono da casa onde trabalhou oferecia refeições gratuitas para quem precisava e quis fazer o mesmo.
Círculo da benevolência e solidariedade
Os seus seguidores do Twitter compartilharam entre os amigos, espalhando entre outros amigos. Assim, para contribuir com o faturamento mais pessoas passaram a vir no restaurante para motivá-lo a continuar com essa ação.
Ele contou para a reportagem da NHK que recebe cartas de incentivo e até ingredientes são enviados para o seu estabelecimento, das pessoas desse imenso círculo.
“Há tantas pessoas que manifestam apoio. Com isso recebo um empurrão para fazer o meu melhor e continuar com a refeição gratuita”, conta.
Uma família de 5 pessoas estava jantando nesse programa e concedeu entrevista. “Tive câncer há 3 anos e fui obrigado a parar de trabalhar como motorista de caminhão. Nunca mais pudemos sair para comer fora. Quando vi o post do Twitter não acreditei. Aqui vi que ele é verdadeiro. Fazia muitos anos que não comíamos tão bem”, revelou o pai.
Assim, o círculo da benevolência e solidariedade cresce através do Twitter.
Fontes e fotos: NHK e Rocket News