A tangerina é uma fruta originária da China há cerca de 500 anos, rica em nutrientes e também deliciosa. Dela se usa tudo, desde a casca. Aliás, no seu país de origem a primeira palavra tem a mesma sonoridade da palavra sorte, por isso, aquele povo a considera auspiciosa.
No Brasil, dependendo da região, é conhecida como mexerica, mimosa, bergamota e de outros nomes, até pela grande variedade como a poncã, por exemplo. No Japão é chamada de mikan (蜜柑 ou ミカン).
Propriedades nutritivas da tangerina
Ela não é calórica como se pensa. Cada 100g tem apenas 46kCal e é rica em nutrientes. Veja alguns em 100g:
- 1g de fibra
- 12g de carboidratos
- 84 μg de vitamina A
- 180 μg de betacaroteno
- 22 μg de ácido fólico
- 32mg de vitamina C
- 150mg de potássio
- 11mg de magnésio
Além disso tudo ainda tem outros do complexo B, ferro, zinco, fósforo e ferro.
A maioria das variedades japonesas não tem sementes o que facilita na hora de comer a fruta, pois pode consumir com a membrana externa e com aquelas partes brancas. Elas contêm fibras que ajudam a reduzir a absorção de glicose e gordura, além de ser antioxidante.
O que fazer com a casca
A casca se lavada antes do consumo, limpa e higienizada, não precisa ser descartada. Coloque-a para secar ao sol e depois de desidratada guarde em um pote com tampa hermética. Pode ser guardado na geladeira. Cada vez que preparar um chá, vinho quente ou uma rica banheira perfumada pode colocar as cascas.
Tangerina na culinária
Além de saboreá-la como sobremesa, comendo a fruta, pode colocar os gomos nas saladas. A tangerina combina com saladas de folhas com abacate, frango desfiado ou camarão, como também pimenta e cheiro verde.
Também vai muito bem nos molhos para salada. A proporção é simples. Para cada medida de caldo da tangerina a mesma de azeite de oliva e sal marinho a gosto.
Vai assar um frango? Que tal espremer o suco da tangerina e jogar sobre ele? Fica aromático e saboroso.
Nos doces pode preparar sobremesas com gelatina, ágar-ágar, creme com amido de milho, salada de frutas, mousse, sorvete ou geleia. Se gosta de smoothies pode acrescentar o suco dela e raspar um pouco da casca para dar um toque aromático.
Na bebida alcoólica experimente um drink de tangerina com pimenta.
Tangerina para a saúde
A imagem dela é de ser rica em vitamina C. Mas como viu acima, tem muitos outros nutrientes, incluindo os fitoquímicos. Por isso, é de grande ajuda.
A pectina contida como fibra dietética tem funções de melhorar o funcionamento do intestino, aumentar a sensação de saciedade e ajuda a reduzir o colesterol e ainda a controlar a glicemia.
As propriedades contidas na tangerina ajudam a prevenir doenças cardíacas e o AVC, a fortalecer o sistema imunológico – principalmente na época da gripe e influenza – e também tem atuação como calmante natural. É boa para a saúde dos olhos e o ácido fólico ajuda a prevenir o câncer, atuando na reparação do DNA.
Portanto, melhor do que ingerir a tangerina em suco é comê-la.
Bom apetite e boa saúde!
Fontes: Kudamono Navi, Foods Link e Enfant Living