O Japão tem por tradição formalizar a maioridade civil com cerimônias chamadas de seijinshiki. Grande parte dos entrevistados pela imprensa disse que a maioridade é marcada pela gratidão aos pais que os criaram por 20 anos. Outros falaram dos estudos, da carreira e da busca por boas colocações.
Por outro lado, a euforia provocou confusão.
Em Yokohama (Kanagawa) uma cerimônia apelidada de mamute, pela imensidão, reuniu 25 mil jovens em um único local para a cerimônia.
É a maior do país e jovens vestidos de terno ou hakama e as mulheres de furisode (ambos estilos de quimono). Durante o discurso do prefeito, alguns mais entusiasmados, criaram confusão. Uma minoria de novos adultos gritaram e quiseram invadir o palco. Foram contidos pelos seguranças e a cerimônia teve que ser interrompida por um breve tempo.
Em Kitakyushu (Fukuoka), cidade conhecida pela extravagância dos novos adultos, este ano não foi diferente. Nos diversos locais, eles compareceram com modelitos originais e penteados inusitados.
Os de Urayasu (Chiba) não podiam comemorar em outro local. Foram recebidos pelo Mickey vestido de branco e se divertiram entre os personagens da Tokyo Disneyland.
Em todo o país são 1,25 milhão de novos adultos. Nas 3 províncias de Tokai – Aichi, Gifu e Mie – 123.011 jovens se reuniram em diversos locais, desde domingo. Este ano foram 3 mil a mais que no ano anterior a estrear idade adulta.
Em Mie um tailandês foi preso por chegar ao local com carro sem portas e ao ser abordado feriu o policial.
Fontes: JNN, CBC TV e Rocket News