Na tarde de segunda-feira (28) a diretoria do Matsumoto Kyoritsu Hospital, cidade homônima (Nagano), informou sobre o surto dentro da instituição.
Em 11 deste mês dois pacientes foram diagnosticados com influenza do tipo A. A infecção se estendeu pelo hospital entre pacientes e funcionários.
No surto pontual 54 pessoas foram diagnosticadas com influenza, sendo 19 pacientes e 35 funcionários. Dois idosos na faixa dos 80 anos morreram por conta dessa infecção. Uma idosa que estava internada desde a primeira quinzena de dezembro morreu no dia 25. Na segunda-feira foi um idoso internado desde a segunda quinzena. Foi infectado dois dias antes da morte.
Desde o mês passado o hospital tomou medidas de restrição de visitas, principalmente das crianças com idade escolar abaixo do primário com sintomas. Pessoas que apresentavam febre ou gripe não podiam visitar os pacientes.
Em Nagano, desde o dia 16, as autoridades sanitárias estabeleceram estado de alerta para a epidemia da influenza. Até 23 deste mês foram constatados 5.054 pacientes infectados em toda província.
Fontes: JNN e Shinshu Web