Segundo dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, em 2017 foram registrados 1.371 casos, mais que o dobro da hipertermia.
O que é assustador é onde isso pode ocorrer. Segundo o ministério, 70% dos casos foram dentro de casa ou de algum outro ambiente. Um especialista entrevistado pela reportagem da ANN diz que “principalmente os idosos requerem cuidado”.
Cuidado com ambientes frios
Se a pessoa fica longas horas em um ambiente frio a temperatura do corpo pode cair aos poucos. Quando os valores se reduzem a abaixo de 35ºC os músculos começam a tremer para tentar aumentar a temperatura.
Se não ocorrer o aquecimento, os tremores param e os músculos se enrijecem. Fica com dificuldade de respiração, a pulsação fica lenta, entre outros sintomas, e a pessoa perde a vida.
O que fazer na suspeita de hipotermia
Se perceber que a pessoa começou a tremer o especialista recomenda oferecer imediatamente uma sopa quente, de milho, ou outra com carboidrato. Não é recomendável servir café ou chá por causa da cafeína, por serem bebidas diuréticas.
Além disso, procure cobrir a vítima com um cobertor para aquecê-la e deixá-la quieta, sem se movimentar, e depois chame pelo socorro.
Leia outras matérias sobre Saúde, Bem-Estar e Cotidiano tocando aqui. E, se essa foi útil, compartilhe.
Fonte: ANN