A cerimônia foi realizada no domingo (24) no Teatro Nacional em Tóquio (NHK)
Uma cerimônia para celebrar 30 anos do reinado do imperador Akihito foi realizada em Tóquio, com a participação do casal imperial.
Publicidade
O primeiro-ministro Shinzo Abe, o orador e o presidente de ambas as câmaras da Dieta, o chefe da Justiça do Suprema Corte, membros da Dieta, representantes de negócios e embaixadores estrangeiros no Japão participaram do evento realizado no domingo (24) no Teatro Nacional.
Em seu discurso congratulatório, Abe disse que o imperador serviu como símbolo de estado e a união das pessoas durante os últimos 30 anos, conduzindo suas tarefas com devoção e sempre perto do povo.
Abe também disse que, em meio à situação internacional que muda rapidamente, a população no Japão está determinada a trabalhar para a criação de um futuro brilhante para o país como uma nação cheia de esperança e orgulho, enquanto mantém vivo em mente o modo que o imperador viveu.
O governador de Fukushima, Masai Uchinobori, e a ex-ministra de relações exteriores, Yoriko Kawaguchi, também fizeram discursos.
Kawaguchi acompanhou o casal imperial em várias visitas realizadas no exterior.
Uchinobori agradeceu ao imperador por enviar uma mensagem em vídeo ao público após o terremoto e tsunami de 2011, dizendo que isso encorajou e a uniu as pessoas.
Um cantor de Okinawa, Daichi Miura, cantou uma música escrita pelo casal imperial após eles terem conhecido pessoas que moram em um centro para hanseníase na ilha.
O imperador disse que, para os 30 anos na era Heisei, o Japão foi apoiado pelo forte desejo das pessoas buscando paz. Ele frisou que essa foi a primeira era nos períodos modernos do país que nunca vivenciou guerras.
Akihito também disse que ele conseguiu cumprir suas funções até agora graças ao povo que tem orgulho e prazer de tê-lo como símbolo da união.
Ele frisou que seus agradecimentos também vão para os altos níveis de padrões de vida e cultura que as pessoas alcançaram pelo longo curso da história.
O imperador Akihito vai abdicar ao trono em 30 de abril. A ascensão do príncipe herdeiro Naruhito ocorre no dia seguinte, em 1º de maio.
Fonte: NHK