O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia emitiu uma notificação na segunda-feira (18) para solicitar às prefeituras das 47 províncias que promovam a matrícula das crianças estrangeiras, a fim de compreender a situação delas.
Assumindo que o número de crianças estrangeiras aumentará como resultado da revisão da Lei de Imigração, a ser implementada a partir de abril, o governo quer promover melhoria no sistema de aceitação das crianças estrangeiras, de modo que não percam a oportunidade de frequentar a escola.
Em cooperação com os respectivos departamentos de imigração o governo pede aos pais das crianças que forneçam as informações quando da chegada ao país.
Embora a lei japonesa estabeleça a obrigatoriedade do ensino até o ginásio para todas crianças, as estrangeiras não precisam cumpri-la. Mas, o governo quer que as crianças estrangeiras tenham o mesmo direito. Para isso deseja que os respectivos conselhos de educação informem adequadamente sobre o ensino, matrícula e materiais aos pais.
Em função dessa notificação será a primeira vez que o país obterá um resultado do quadro da atual situação de escolarização das crianças estrangeiras.
Fontes: Mainichi e Livedoor