Esta é a maior pesquisa de avaliação de valor de marca realizada anualmente no Japão, na qual mais de 50 mil consumidores e pessoas da área de negócios avaliam as 1,5 mil marcas de empresas, produtos e serviços, do mundo, presentes no Japão.
São avaliadas pelos consumidores em 4 quesitos pontuados: amigável, conveniente, foco na excelência e inovadora.
A empresa Nikkei BP Marketing divulgou o resultado na semana anterior e pela segunda vez a Amazon é top, voltando depois de 3 anos, superando a japonesa Toyota.
A marca YouTube saiu da 11.ª posição do ano anterior passando a ocupar a segunda. Do mesmo grupo a marca Google ficou em 5.º, afinal, ninguém pode viver sem sua ferramenta de busca nos dias atuais.
E uma das maiores varejistas, Nitori entrou na lista das 10 melhores pela primeira vez.
Em relação às marcas de ¥100 a Seria e CanDo entraram em 88.º e 89.º, respectivamente, bem longe da Daiso em 8.º, a qual subiu da 20.ª posição do ano passado.
A Muji obteve pontuação melhor do que a Uniqlo, enquanto a sueca Ikea ficou em 98.º lugar.
Entre as 100 melhores as de fast food com destaque são Mister Donut (33.º), McDonald’s (63.º), Kentucky Fried Chicken (65.º) e Mos Burger (79.º).
A pesquisa foi realizada no período de 7 de novembro a 5 de dezembro do ano anterior. Obteve resposta de 41 mil entrevistados, acima de 18 anos, de ambos os sexos.
Confira a tabela das 100 top divulgada pela empresa.
Fontes: Net Shop e Nikkei