A explosão que gerou 42 vítimas em Hokkaido levantou a questão das latas com spray (FNN)
Como descartar as latas com spray de forma segura? Uma explosão seguida de incêndio em Sapporo (Hokkaido) levantou essa discussão em todo o Japão.
Publicidade
Em 18 de dezembro passado soube-se que a causa da explosão em Sapporo, a que feriu 42 pessoas, foi a retirada do gás das latas. Depois de terem retirado o gás de 120 latas, um funcionário da Apaman ligou o equipamento de esquentar a água. O gás no ambiente mais a faísca do equipamento foram o estopim para a explosão.
Explosão em Sapporo feriu 42 pessoas, por causa das latas com spray (FNN)
Na tarde desse dia ocorreu um incêndio no apartamento de uma moradia pública em Nagoia (Aichi). A causa foi a explosão de uma lata com spray, de produto para fixar o cabelo. A vítima relatou que estava fazendo faxina e, por alguns minutos, deixou a lata perto do aquecedor. Esse inflamou e provocou explosão seguida de incêndio.
Diante desses infortúnios é preciso tomar mais consciência do risco de um aparentemente seguro spray em lata. Afinal, há inúmeros produtos como desodorante, desodorizador de ambiente, inseticida, entre outros, usados no cotidiano.
Apesar de todas elas trazerem informação obrigatória a respeito do uso com cuidado, no rótulo, muitos não leem.
Na hora do descarte há prefeituras que pedem para retirar o gás abrindo um buraco na lata. Outras pedem para descartar sem fazer nada.
Descarte sem furar as latas com spray
Mesmo no caso do descarte sem abrir buraco é preciso retirar o gás. Para isso, retira-se a parte superior de plástico, a qual se descarta no lixo reciclável.
Depois de removida a parte superior, pressiona-se o bico em uma superfície ao ar livre (FNN)
O pino da extremidade deve ser pressionado em uma superfície ao ar livre. Portanto, fora de casa, em local ventilado e que não tenha calor ou fogo por perto. Além de retirar o que sobrou do produto, também o gás se vai. Aí sim, pode ser descartado.
Descarte com lata furada
Um professor da Universidade de Chiba, da cadeira de gestão de produtos de risco, ensinou na reportagem da FNN 3 medidas a serem tomadas nesse caso do descarte com a lata furada.
Passos importantes (FNN)
- Usar sempre uma ferramenta apropriada
- Evitar de descartar muitas latas juntas
- Verificar se ainda não resta o produto. Se ainda restar, é preciso retirá-lo primeiro. Depois, procurar um local ao ar livre, longe do calor e fogo para fazer a perfuração
Ferramentas para perfurar a lata
Além dessas há várias outras (Amazon)
Elas podem ser encontradas em lojas como home center e até em supermercados. Há umas que se parecem com um alicate e outras mais simples. Os preços são variados, desde ¥108 a mais de mil ienes.
Em geral, especialistas e o Ministério do Meio Ambiente recomendam não perfurar a lata do spray para o descarte. Essa é a forma mais segura, explicam.
Fontes: NHK, FNN e Amazon