A partir deste mês os sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, que residem no Brasil, não precisam mais pagar pela consulta e despesas hospitalares.
Até então, para fazerem a consulta e exames precisavam pagar, apresentar o recibo na província para serem ressarcidos posteriormente.
O novo serviço está sendo oferecido pelo Enkyo-Beneficência Nipo-brasileira, em São Paulo. Em agradecimento por isso uma comitiva visitou o governador de Hiroshima, em 10 deste mês.
“Nossa pátria continua olhando por nós”
O representante do presidente da associação Kunihiko Bonkohara e a vice Junko Watanabe proferiram palavras de agradecimento.
“Da mesma forma que os sobreviventes da bomba atômica que residem no Japão, podemos ir ao hospital no Brasil receber tratamento. Tornou-se um apoio emocional aos poucos que passaram pelo drama. A nossa pátria continua olhando por nós”, agradeceu o representante.
Ao ouvir o pronunciamento o governador Kazumi Matsui teve que usar o lenço para secar as lágrimas de emoção. “Queria ter feito isso antes”, respondeu.
Fora do Japão, em 31 países, há 3.123 sobreviventes e no Brasil são 90, em terceiro lugar, depois da Coreia do Sul e Estados Unidos.
Fontes: RCC TV e Asahi