A operação de busca dos 3 dos 4 tripulantes do navio Sensho-maru, a 11Km da costa do Cabo Inubo, em Choshi (Chiba), foi retomada na manhã de terça-feira (28).
O navio naufragou depois de uma colisão com outro cargueiro, igualmente de 499 toneladas, no domingo (26), por volta das 2h10. Está numa profundidade de 30 metros.
Segundo informações da Guarda Costeira do Japão quando um mergulhador bateu no navio, ouviu-se um som de batida de martelo vindo do seu interior, como resposta. Isso fez acreditar que as pessoas procuradas devam estar em uma sala trancada do navio.
Os mergulhadores estão procurando a chave-mestre dentro do navio naufragado para poderem abrir a porta e salvar os tripulantes.
Os 4 tripulantes do outro cargueiro estão todos salvos.
Mas do Sensho-maru um marinheiro de 72 anos, de Shizuoka (província homônima), foi encontrado morto. Segundo seu amigo, ele foi capitão de um navio de pesca de atum por longos anos. Mas, como fica muitos meses longe de casa, não faz muito tempo que decidiu mudar de ramo. O amigo e ex-companheiro de pesca em alto-mar lamenta a perda.
A busca é pelos demais, capitão de 69, de Akita (província homônima); marinheiro de 60, de Ibusuki (Kagoshima); e mais um de Imabari (Ehime), de 67 anos.
Fontes: Yomiuri, Sankei, ANN e FNN