A pequena ilha ficava a cerca de 500 metros da vila costeira de Sarufutsu (NHK)
Uma pequena ilha ao largo da costa de Hokkaido desapareceu, aparentemente por causa da de erosão por ondas e gelo flutuante.
Publicidade
A ilha não habitada, chamada de Esanbe Hanakita Kojima, estava localizada a cerca de 500 metros da vila costeira de Sarufutsu, perto do extremo norte de Hokkaido, e se elevou a 1,4 metro acima do nível do mar há 30 anos.
Uma busca de cinco dias realizada pela Guarda Costeira do Japão, com início em 20 de maio, não teve sucesso em descobrir qualquer traço da ilhota acima do nível do mar.
Funcionários da Primeira Sede Regional da Guarda Costeira em Otaru – que foi em busca da Esanbe – disse em 28 de maio em uma conferência de imprensa que a ilha não pôde ser visualmente confirmada.
Local onde ficava a Esanbe Hanakita Kojima (NHK)
A guarda costeira planeja analisar dados reunidos através de tecnologia de ressonância profunda durante a pesquisa para determinar se a pequena ilha desapareceu sob a água ou se transformou em uma “elevação de maré baixa” que aparece somente no refluxo.
Funcionários devem sintetizar suas descobertas em julho.
A ilha foi pesquisada em 1987 pela Guarda Costeira do Japão. Contudo, ela não pôde ser vista durante uma inspeção aérea realizada em novembro de 2018, o que levou à mais recente busca pela guarda .
Se for determinado que a Esanbe Hanakita Kojima não pode ser mais considerada nem mesmo uma elevação de maré baixa, o desaparecimento da ilha poderia reduzir as águas territoriais do Japão.
Fonte: Asahi