
O aplicativo permite ao paciente registrar os níveis de monóxido de carbono no hálito (Okinawa Times)
Uma universidade japonesa e um empreendimento na área médica disseram na quinta-feira (30) que um aplicativo para smartphone desenvolvido por eles provou ser eficaz em ajudar pessoas a ficarem longe do fumo.
A Universidade de Keio e a CureApp disseram que planejam obter aprovação do governo para que o aplicativo seja uma ferramenta médica, possivelmente na próxima primavera, então seu uso no combate ao vício à nicotina poderá ser coberto sob o sistema de seguro público de saúde.
O aplicativo permite ao paciente registrar os níveis de monóxido de carbono no hálito, medidos com um dispositivo separado, assim como outras condições de saúde. O aplicativo também fornece aconselhamento médico adaptando suas condições.
Artigos relacionados
As entidades com sede em Tóquio conduziram experimentos do aplicativo visando cerca de 570 pessoas que buscaram ajuda médica em 31 instituições de saúde no país de outubro de 2017 ao fim de 2018.
Eles descobriram que 64 por cento do grupo de pacientes que usaram o aplicativo ficaram livres do cigarro seis meses depois, cerca de 13 pontos percentuais mais alto do que o grupo que não usou, disseram.
Ao oferecer suporte além dos hospitais, o aplicativo ajuda mentalmente os pacientes a combaterem a solitária batalha contra o vício da nicotina, afirmaram.
Fonte: Kyodo







