A aeronave Boeing 787-8 da companhia aérea ANA-All Nippon Airways teve um incidente no ar, no voo 171, o qual partiu do Aeroporto Internacional de San José, Califórnia, Estados Unidos, rumo a Narita no dia 1.º deste mês.
Com 163 passageiros e tripulantes a aeronave apresentou um problema de queda de pressurização e teve que passar a voar com redução de 10 mil metros de altitude.
Segundo o Ministério de Terras e Transportes e All Nippon Airways, por volta das 14h, a 580Km a nordeste do Aeroporto Internacional de Narita, estava voando a 13 mil metros de altura. Nessa hora os dois sistemas de controle da pressão, tanto da direita quanto da esquerda, deixaram de funcionar. E a pressurização entrou em queda.
Por um instante foi declarada situação de emergência, mas o piloto conseguiu manter a aeronave a 3 mil metros de altitude. A pressurização estabilizou e conseguiu fazer o pouso em Narita depois de cerca de 1 hora.
Existe a possibilidade de que tenha ocorrido uma falha do compressor, a causa do incidente.
Embora ninguém tenha se ferido e nem tenha havido a necessidade de uso da máscara de oxigênio, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo reconheceu o incidente como grave e que poderia levar a um acidente.
A Comissão de Segurança no Transporte despachou 4 investigadores para o Aeroporto de Narita na quarta-feira (5) para verificação do problema.
Fontes: ANN e Yomiuri