No dia 20 de junho, Yoshinobu Nisaka, governador da província de Wakayama, comentou sobre a construção do primeiro local de lançamento de foguetes privados no Japão. O projeto será realizado pela Space One, empresa aeroespacial financiada pela Canon e IHI AEROSPACE. O local será construído no bairro de Kushimoto, em Wakayama.
O comentário do governador foi realizado durante assembleia provincial. Segundo Yoshinobu, o local de lançamento será utilizado como recurso turístico para elevar o número de visitantes e o investimento de organizações relacionadas.
“Para isso, será importante passar a mensagem de que ‘Kushimoto, foguetes e espaço sejam sinônimos’. Em agosto, queremos realizar o primeiro simpósio com especialistas em engenharia de satélites e membros da Space One em Kushimoto”, explica Yoshinobu sobre suas expectativas em relação ao projeto.
O governador também mencionou levemente sobre seus planos relacionados à manutenção de instalações para observação dos lançamentos e estacionamento, e planos para controlar o trânsito nas regiões próximas. “Já começamos as análises junto com a polícia e funcionários locais”, disse Yoshinobu. “Temos que fazer isso o mais rápido possível”, completa.
A província calcula um investimento de 67 bilhões de ienes nos próximos 10 anos para revitalizar a economia através do local de lançamento de foguetes.
Em março deste ano, a Space One declarou que iniciaram oficialmente a construção. Segundo a empresa, o local ficará operante no ano fiscal de 2021. A empresa planeja lançar 20 foguetes de teste em 2020. De acordo com Space One, os foguetes terão 18 metros de comprimento, pesarão 20 toneladas e terão 3 módulos de combustível. Eles serão lançados a 500km em órbita síncrona e poderão levar pequenos satélites de até 150 quilos.
Fonte: Sankei