O 7pay é um sistema de pagamento eletrônico por smartphone da Seven Eleven lançado em 1° deste mês. Em poucos dias, o serviço registrou aproximadamente 1.5 milhão de usuários. Contudo, muitos usuários reclamaram de cobranças e compras que não foram feitas por eles.
Segundo a empresa, cerca de 900 usuários foram lesados em um montante de ¥55 milhões até as 6h do dia 4. Por causa desse problema, todos os carregamentos de dinheiro e registros de novos clientes foram suspensos temporariamente. A empresa falou que irá revisar a segurança do aplicativo, mas não cedeu informações sobre a volta dessas funcionalidades.
Em coletiva de imprensa, o presidente Tsuyoshi Kobayashi se desculpou pelo ocorrido e disse que devolveria todo o valor lesado às vítimas. “Peço minhas sinceras desculpas aos clientes que foram lesados. Vamos trabalhar para melhorar a segurança (do sistema).”, disse Kobayashi.
A Seven Eleven está atendendo os clientes por telefone através do free dial 0120-192-044 (funcionamento 24 horas).
Como funciona o 7pay?
O 7pay é um serviço de pagamento por telefone (dinheiro eletrônico) lançado em 1° de julho pela Seven Eleven Japan. No dia 3 do mesmo mês, o número de usuários era de 1.5 milhão. O sistema de pagamento é aceito em todas as quase 20 mil lojas da Seven Eleven no território nacional.
O pagamento é feito da seguinte maneira: o cliente mostra um código de barras na tela do smartphone, o funcionário da loja lê o código de barras e o pagamento é efetuado.
Para utilizar o serviço, é necessário carregar dinheiro antes de pagar. O carregamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito, ou por dinheiro em espécie pelos ATM da Seven Eleven.
Devido a esse problema, a partir das 14h do dia 4, a empresa suspendeu todos os tipos de carregamentos. Segundo a empresa, houve acessos irregulares no aplicativo por alguém ou alguma organização, e foram confirmados carregamentos por cartões e compras nas lojas da Seven Eleven feitas de forma ilegal.
Dentre esses casos, foram presos 2 chineses por pagamento ilegal de ¥200 mil em cigarro eletrônico.
Fonte: NHK News