Na quarta-feira (10), a sonda espacial Hayabusa 2 iniciou o pouso no asteroide Ryugu. Por volta das 10h de quinta-feira (11), a sonda japonesa atingiu a altitude de 30 metros do asteroide. Sua posição inicial era de 20 mil metros acima dele.
Após ter atingido a baixa altitude, a sonda utilizou uma marcação em formato circular que havia feito no asteroide em seu primeiro pouso para controlar minuciosamente sua posição e começar o estágio final do pouso.
Através do controle automático, a sonda realizou o último procedimento de descida. Através dos dados enviados pela sonda até a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), foi anunciado por volta das 10h50 que o pouso foi bem sucedido.
O objetivo da Hayabusa 2 é coletar pedaços do asteroide para estudá-lo, a fim de descobrir como nosso sistema solar evoluiu no decorrer do tempo. A coleta é feita da seguinte maneira: a Hayabusa 2 aproxima a ponta de um aparelho cilíndrico na superfície, lança uma bala e recolhe os pedaços do asteroide que subiram devido ao impacto da bala.
Esse é o segundo pouso da Hayabusa 2. O primeiro foi realizado em fevereiro deste ano, e a sonda obteve sucesso na coleta de rochas do asteroide. Contudo, essa missão é a primeira vez na história que uma sonda espacial recolhe materiais de um asteroide a partir de uma cratera artificial feita pela própria espaçonave.
Em coletiva de imprensa, o diretor de pesquisa Takashi Kubota disse: “Toda nossa experiência e tecnologia deu frutos, e estamos impressionados. A Hayabusa 2 entendeu e se moveu em prol do nosso time tão perfeitamente que não consigo utilizar outra palavra pra descrever. A primeira palavra que saiu da boca de todo mundo foi ‘incrível’ (sugoi). Foi um pouso perfeito conforme tudo que planejávamos”.
Você pode ver o pouso completo no canal do YouTube da JAXA.
https://youtu.be/CDP9t7eNDf8
Fonte: NHK News