A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o surto de ebola na República Democrática do Congo uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.
A declaração feita pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ocorreu após uma reunião de especialistas de emergência em Genebra na quarta-feira (17). A OMS disse que há um alto risco do surto se espalhar para países vizinhos.
O surto do vírus ebola vem expandindo nas províncias de Kivu do Norte e Ituri no leste do país desde agosto do ano passado. Mais de 1.670 pessoas morreram.
A OMS disse que fez a declaração de emergência após recentes desenvolvimentos que incluem o primeiro caso confirmado de ebola em Goma, uma cidade na fronteira com Ruanda. No início deste mês, uma congolesa que atravessou a fronteira para Uganda foi confirmada estar infectada com o vírus.
A declaração pede à República Democrática do Congo e países ao redor que intensifiquem nos pontos de checagem de fronteira e em outros locais os exames de pessoas suspeitas de estarem infectadas. Ela também recomenda que os países forneçam informações precisas às pessoas.
Tedros enfatizou que as pessoas em áreas afetadas não deveriam ficar isoladas, e pediu à comunidade internacional que aumente o suporte.
Essa é a segunda declaração de emergência emitida por causa do ebola desde uma em 2014 para um surto na África Ocidental.
Fonte: NHK