O autor de uma mensagem na garrafa foi localizado cerca de 50 anos após ele tê-la lançado no Oceano Índico.
Paul Gilmore, que então tinha 13 anos, lançou a garrafa no oceano enquanto viajava com sua família a bordo de um cruzeiro que saiu do Reino Unido com destino a Melbourne, na Austrália.
Na terça-feira (16), sua mensagem foi encontrada na Austrália Meridional por Jyah Ellot, de 13 anos, que estava pescando com seu pai.
Gilmore disse à BBC que ele “sempre teve a esperança de que um dia uma carta voltaria”.
Na mensagem de 17 de dezembro de 1969, Paul Gilmore escreveu que estava viajando para a Austrália no navio Fairstar e que estava a 1.600Km de distância de Fremantle. Ele pediu a qualquer um que encontrasse a mensagem que respondesse.
Gilmore, agora jardineiro e dono de negócio disse: “Eu lembro vividamente como enviei aquelas cartas. Elas eram importantes para mim – parte da aventura para o outro lado do mundo.”
“Eu adorava ler histórias de aventuras, de Robinson Crusoé e o restante. Acho que eu estava esperando que uma bela garota em uma ilha exótica a encontrasse”, enfatizou.
Gilmore voltou ao Reino Unido em 1973 e concluiu seus estudos antes de trabalhar na Escandinávia e no Oriente Médio como professor de inglês.
“Sempre gostei de viagens e aventuras. Eu venho viajando desde então de uma maneira ou outra”, disse ele.
Jyah Ellot encontrou a mensagem na Praia de Talia na Península de Eyre. Ele e o pai quebraram a garrafa para preservar a mensagem.
Jyah está agora na expectativa de escrever para Gilmore, que atualmente está de férias em um cruzeiro.
A família de Gilmore disse ao ABC que, assim que ele retornar de seu cruzeiro, os Elliot devem esperar uma resposta.
Em 2018, uma família em Perth encontrou a mensagem na garrafa mais antiga do mundo, quase 132 anos após ela ter sido lançada ao mar.
Especialistas australianos confirmaram que se tratava de uma mensagem autêntica jogada de um navio alemão.
Fonte: BBC