Violent winds from Hurricane Dorian lash Marsh Harbour in the Bahamas.
Publicidade Hurricane Dorian has since made landfall as a catastrophic Category 5 storm, bringing potentially life-threatening storm surge and flash flooding. https://t.co/63nNDBBUjV pic.twitter.com/RLLeXP4U5a
— ABC News (@ABC) September 1, 2019
O furacão Dorian tocou o solo no nordeste das Bahamas no domingo (1º) como uma monstruosa tempestade categoria 5 com ventos sustentados de até 285Km/h.
A tempestade “extremamente perigosa” é o furacão mais forte no registro moderno na área, informa o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Os residentes de Grande Bahama vinham evacuando do caminho previsto do furacão.
Uma maré de tempestade poderia ser fatal e de até 7 metros de altura em alguns lugares, alertam autoridades.
Foi reportado que áreas das ilhas Abaco estavam debaixo d’água depois da tempestade ter tocado o solo em Elbow Cay logo após o meio-dia de domingo (1º).
Os residentes das Bahamas postaram imagens mostrando as águas engolindo algumas casas.
Vídeos também mostram barcos virados flutuando em águas cheias de detritos.
O Dorian está se deslocando a uma velocidade de 11Km/h e deve continuar a se mover pela ilha de Grande Bahama no fim de domingo até esta segunda-feira (2), fuso local.
Autoridades fecharam alguns aeroportos em ilhas remotas, mas o principal complexo aeroportuário internacional continuou aberto no domingo.
O furacão deve se mover para mais perto da costa leste da Flórida no fim de segunda-feira até a noite de terça-feira (3), hora local.
Furacões, que variam da categoria 1 a 5 na escala Saffir-Simpson, tendem a ficar mais fortes à medida que se movem sobre águas mais quentes como aquelas ao largo da costa da Flórida.
First video coming in from Bahamas after Dorian passed through and it’s complete devastation https://t.co/8c91KTEBkU pic.twitter.com/LdvVQFstWY
— WPLG Local 10 News (@WPLGLocal10) September 1, 2019
E os EUA?
O presidente Donald Trump cancelou uma viagem planejada à Polônia e se encontrou com oficiais da gestão de emergência.
Ele disse aos repórteres no domingo que a tempestade “parece monstruosa” e que a costa leste dos EUA “será maximamente impactada e parte dela de forma muito, muito grave”.
O caminho exato do Dorian continua incerto, mas um estado de emergência foi declarado nos EUA para 4 estados: Flórida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.
O presidente Trump também emitiu um estado federal de emergência para a Flórida, e o governador do estado, Ron DeSantis, ativou 2.000 membros das tropas da Guarda Nacional, com outros 2.000 à disposição.
Ordens de evacuação foram emitidas em áreas de costeiras da Flórida e Carolina do Sul.
Fonte: BBC