Dorian segue para a costa dos EUA (Google Maps)
O furacão Dorian, a tempestade mais forte a atingir as Bahamas, deixou pelo menos 5 mortos, pulverizou casas e deixou um número incontável de residentes desabrigados.
Publicidade
Enquanto a tempestade se mantém sobre as ilhas, meteorologistas preveem que ela fará uma “aproximação de forma perigosa” da Flórida na noite de segunda-feira (hora local) e milhões de americanos estão sob ordem de evacuação obrigatória.
O primeiro-ministro das Bahamas Hubert Minnis não forneceu números exatos sobre as pessoas que morreram nas Ilhas Abacos. Uma mulher disse ao jornal local que seu neto de 8 anos havia morrido afogado nas águas que subiam.
Vídeo de casa completamente tomada pelas águas nas Bahamas:
O Dorian ainda era uma tempestade “extremamente perigosa” com ventos sustentados de 233Km/h na segunda-feira, informou o Centro Nacional de Furacões em seu último aviso.
A tempestade estava a 48Km de Freeport, a cidade principal na Grande Bahama na noite de segunda-feira. Ela deve se desviar lentamente da direção oeste para a nordeste ao longo da noite, e então virar para o oeste no fim de terça-feira.
A tempestade interrompeu o fornecimento de energia em Nassau e o restante de Nova Providência, a ilha mais populosa o país, disse a Bahamas Power Light.
Destruição total na casa de um residente nas Bahamas:
Após o Dorian deixar as Bahamas, ele ameaça levar sua força destrutiva para a costa sul dos EUA, mas ainda não está claro se ou onde a tempestade tocará o solo.
O tocar no solo (landfall) acontece quando o centro do furacão atinge a terra. Modelos de previsão agora mostram o Dorian rodeando a costa da Flórida na terça-feira e então perto da Georgia no fim de terça-feira e quarta-feira.
Entretanto, mesmo que o centro do furacão possa não atingir a terra isso não significa que não será destrutivo. A força dos ventos do furacão que atingem 119Km/h se estende a 72Km do centro da tempestade.
Os governadores da Flórida, Georgia e Carolina do Sul ordenaram evacuações obrigatórias para alguns residentes locais.
Mais de 900 voos foram cancelados na Flórida, de acordo com dados da Flightware.com.
Casa tomada pelas águas e lá de fora batendo no vidro de casa nas Bahamas:
Fonte: CNN