A onda de calor intenso, anormal para a época, faz a temperatura subir para mais de 35ºC em vários locais. Saiba o motivo.
Mapa do calor severo, principalmente em Kanto Koshin, Tokai e parte de Kansai (Weather Map)
Várias cidades do país terão registro de temperatura máxima de mais de 35ºC. O motivo é a passagem do tufão número 15, o qual deixou uma região de alta pressão, chamada também de anticiclone.
Publicidade
Na segunda-feira (9) foram registradas temperaturas iguais ou superiores a 35ºC em 67 pontos de observação meteorológica.
Especialmente as regiões Kanto Koshin e Tokai continuam com essa onda de calor severo na terça-feira (10), sendo que em Aichi, Gifu e Mie já é pelo terceiro dia consecutivo.
A região metropolitana de Tóquio não tinha dois dias consecutivos de temperaturas elevadas desde 1992. Portanto, é um registro histórico após 27 anos.
As previsões de máxima são:
- 37ºC em Gifu (província homônima)
- 36ºC em Maebashi (Gunma), Saitama e Kumagaya (Saitama), Tóquio, Kofu (Yamanashi), Nagoia (Aichi) e Quioto (província homônima)
- 35ºC em Utsunomiya (Tochigi), Yokohama (Kanagawa), Shizuoka (província homônima), Hamamatsu (Shizuoka), Tsu (Mie), Nara (província homônima), Kurume (Fukuoka), entre outras
É necessária atenção no gerenciamento da condição física, como hidratação frequente para evitar insolação e buscar por locais frescos.
À medida que a temperatura sobe, espera-se que as condições atmosféricas se tornem instáveis. Mesmo com sol, as nuvens de chuva começam a aparecer nas montanhas à tarde, podendo ocorrer chuvas e tempestades nas planícies.
Existe uma alta probabilidade de raios no leste e no oeste do Japão, especialmente nas áreas do interior de Kanto Koshin e Tohoku. Por isso, a recomendação é de cuidado com raios e rajadas de vento.
Mapa das possibilidades de raios no país, no final da tarde. Quanto mais pink e vermelho maior a possibilidade (Weather Map)
Fontes: Tenki e Weather Map