A montadora japonesa é a mais recente a cortar a produção de carros a diesel (ilustrativa/ image bank- PM)
A Honda Motor disse na segunda-feira (23) que eliminaria todos os carros a diesel até 2021 em favor de modelos com sistemas de propulsão elétrica, visto que a montadora realiza ações para eletrificar todos os seus veículos europeus até o ano 2025.
Publicidade
A montadora japonesa é a mais recente a cortar a produção de carros a diesel para atender aos regulamentos globais rigorosos em relação a emissões. O plano faz parte de sua meta a longo termo de fazer com que carros elétricos contem por dois terços de sua linha até 2030 a partir de menos de 10 por cento atualmente.
Até o próximo ano, de acordo com as metas de emissão de gases de efeito estufa da União Europeia, o dióxido de carbono deve ser reduzido para 95 gramas por quilômetro para 95 por cento dos carros, a partir da média atual de 120.5 gramas, um número que aumentou nos últimos tempos enquanto consumidores rejeitam carros a diesel e abraçam as SUVs. Todos os carros novos na União Europeia devem estar de acordo em 2021.
Para a Honda, a demanda em queda para veículos a diesel e regulamentos de emissões mais rigorosos obscureceram suas perspectivas de fabricação na Europa.
A Honda disse em fevereiro que fecharia sua única fábrica de carro britânica em 2021 com o corte de mais de 3.500 empregos.
A terceira maior montadora do Japão disse que cortaria até o ano 2025 o número de variações de modelos de carro para um terço das ofertas atuais, reduzindo os custos de produção global em 10 por cento e redirecionando essas economias para pesquisa e desenvolvimento avançados.
Fonte: Japan Times