A Carlsberg está chegando perto de sua meta de vender cervejas em garrafas de papel.
Na quinta-feira (10), a empresa dinamarquesa de cerveja revelou dois novos protótipos recicláveis da garrafa de fibra de madeira de fonte sustentável que ela espera trazer ao mercado eventualmente.
Uma versão está revestida com um filme fino de PET reciclado para evitar que a cerveja se infiltre. A outra usa um revestimento de base biológica. Os protótipos serão usados para testar os revestimentos.
Para a Carlsberg a inovação é uma maneira de reduzir seu impacto no meio ambiente e apresentar aos consumidores uma nova opção interessante.
Garrafas de fibra são melhores para o meio ambiente do que o alumínio ou o vidro porque são obtidas de uma maneira sustentável, e porque o material tem um “impacto muito baixo no processo de produção”, explicou Myriam Shingleton, vice-presidente do grupo de desenvolvimento Carlsberg.
“A energia e eficiência da tecnologia que estamos usando” reduz as emissões de carbono se comparada a outros processos de produtos, disse ela.
A Carlsberg começou a trabalhar no novo tipo de embalagem em 2015, e ainda está a alguns anos de distância – pelo menos – de vender as garrafas aos clientes.
Uma razão da demora para desenvolver uma garrafa de papel eficaz é porque a empresa precisa garantir que a nova embalagem não altere o sabor de sua bebida carbonatada, e porque os tipos de materiais que ela está buscando, como o revestimento de polímero com base biológica, não estão disponíveis comercialmente.
Danish beer company Carlsberg revealed two new recyclable prototypes of the sustainably sourced wood fiber bottle.
One version is lined with a thin film of recycled PET plastic to keep beer from seeping out. The other uses a bio-based lining. https://t.co/3QBBIgUbM0
— CNN International (@cnni) October 10, 2019
Fonte: CNN